Marketing Cultural

ngoeldi

O que é Marketing Cultural?

O conceito de Marketing Cultural é relativamente novo, para entendermos este conceito é interessante observar as mudanças do conceito de marketing ao longo da história.


Breve história do Marketing
O conceito de marketing ganha força nos Estados Unidos dos anos 50 em um contexto de forte crescimento da industrialização. O marketing neste período é centralizado no produto e em sua divulgação.
Após a década de 1970 algumas mudanças sócio-políticas irão transformar essa ideia. Neste período acontece uma grande crise no petróleo o que resultou em um grande aumento no seu preço, gerando recessão nos EUA e Europa enquanto outros mercados apareciam, incluindo o Japão recuperando-se da segunda Guerra Mundial.
Esses fatores colocaram os consumidores em contato com mercados de diversas partes do mundo. A partir de então o marketing muda seu foco do produto para o consumidor, é onde surge a máxima o "cliente é o rei" ou o "cliente tem sempre razão". Uma empresa vitoriosa, neste contexto, atenderá as demanda de seu cliente com eficiência e boa comunicação.
A partir dos anos 1990 em diante a era da informação aliada ao crescimento na importância das questões ambientais e sociais para o consumidor vai transformar novamente o conceito de marketing que agora o buscará responder a valores sociais que ajudem a transformar o mundo em um lugar melhor. O pesquisador Philip Kotler chama este tipo de marketing no Marketing 3.0.


Marketing Cultural no Brasil
O termo marketing cultural no Brasil ganha maior visibilidade no final dos anos 1980 com as leis de incentivo a cultura, inicialmente Lei Sarney e depois Lei Rouanet, embora este tipo de patrocínio também possa ser realizado de forma direta. Entendemos como marketing cultural a parcela do departamento de marketing empresarial que se dedica ao patrocínio de projetos culturais. Ao pensarmos no marketing 3.0, voltado a valores, o marketing cultural tem um papel central pois tende a construir propostas sociais mais plurais, inclusivas e humanamente centradas, seja na apresentação de um show, uma peça de teatro, uma exposição ou uma oficina cultural.


Benefícios do Marketing Cultural
O Sebrae lista alguns benefícios do investimento em marketing cultural para empresas:

  • Ganho de imagem institucional;
  • Agregação de valor à marca;
  • Reforço do papel da empresa na localidade onde atua;
  • Desenvolvimento de novas oportunidades de negócio;
  • Reforço da política de relacionamento da empresa com outras esferas do governo.

Caso queira investir no marketing cultural de sua empresa, consulte Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.e entre em contato para criarmos projetos adaptados aos valores que você quer apoiar!

A Goeldi's Studio - Marketing Cultural, atua no mercado na assessoria e consultoria das leis de incentivo fiscais para fins culturais catalogação e curadoria do segmento das artes visuais. Nosso foco de trabalho está voltado ao Marketing de Arte e a Produção Cultural. Desenvolvimento, formatação e acompanhamento de projetos culturais visando o empreendedorismo auto sustentável, bem como assessoria para empresas interessadas em utilizar renúncia fiscal como forma de investimento cultural.


Serviços:

Cursos livres nas áreas de Museologia, Curadoria de Arte, Produção Cultural, Vivências no Patrimônio Imaterial e Restauro de Bens Culturais.
Atendimento a demanda para a área de extrema importância dentro da Produção Cultural. Com o intuito de capacitar e formar profissionais que atuam ou desejam atuar em instituições culturais públicas e privadas, oferecendo uma visão global do mercado e conhecimento preciso e técnico das diferentes áreas de atuação. As aulas se dividem em dois módulos, apresentando o enfoque para a Museologia e Curadoria, ambos profissionais incorporados ao sistema de arte e cultura, como principais agentes e sua administração e gestão.

Museografia
Diagnósticos, perfil e plano museológicos, constituição, organização e conservação de acervos, apoio à estruturação de reservas técnicas, definição de condições ambientais de espaços expositivos, criação de banco de dados, estruturação administrativa da instituição, treinamento de profissionais, criação de ações educacionais, etc.

Expografia
Projetos e implantação de expografia para mostras de longa duração e temporárias, design de sistemas expositivos, projetos de iluminação e comunicação visual, tecnologia aplicada - desenvolvimento de aplicativos multimídia, bancos de dados e terminais multimídias, coordenação de produção de vídeos.

Pesquisa
Estruturação e coordenação de equipes de pesquisa, definição e produção de conteúdos, roteiros de vídeos, aplicativos multimídia e viagens culturais.

Ação educativa
Concepção, organização e realização de programas educacionais para diferentes grupos de visitantes, permitindo a melhor fruição sobre a temática de cada exposição, bem como a produzir material de apoio e ministrar cursos de qualificação para monitores e de capacitação para professores. Objetiva também o desenvolvimento de materiais instrucionais e atividades práticas em salas de aula, preparatórias e posteriores à visitação dos alunos às exposições.

Publicações e Materiais Gráficos
Produção de publicações em mídia impressa e eletrônica no campo da cultura e da memória empresarial, além da produção de materiais de apoio à ação educacional.

Exposições
Planejamento e a produção integral de exposições incluem a coordenação de todos os passos necessários – tais como projetos de expografia, design de sistemas expositivos, análise e adequação de condições ambientais dos espaços, projetos de iluminação e comunicação visual, importação, exportação e transporte de obras de arte, desenvolvimento de aplicativos multimídia e games específicos, criação de ações e publicações educacionais etc.

Consultoria Institucional
Consultoria em imagem corporativa vinculada à cultura e conceituação de foco de atuação, definição de estrutura organizacional e formatação jurídica de instituições voltadas ao terceiro setor ou de ações empresariais nessa área. Prestamos consultoria para o desenvolvimento, estruturação e mesmo administração de planos anuais ou plurianuais de atuação institucional, concepção e gestão de editais, seleção de projetos em concursos etc.

Gestão de projetos
Consultoria na concepção, desenvolvimento, planejamento e administração da produção, de projetos voltados ao terceiro setor ou de caráter institucional, de forma a atender a demandas já identificadas pelas empresas ou instituições. Consultorias voltadas à modernização ou aperfeiçoamento de estruturas voltadas à administração de projetos do terceiro setor, com o desenvolvimento de ferramentas de gestão de projetos e de controle financeiros, redefinição de fluxos operacionais, adequação de quadros funcionais e de cargos e tarefas, entre outros.

Projeto Memória Empresarial
Valorize o que sua empresa tem de mais importante: A História.
Faça com que cada colaborador esteja integrado na historia de sua empresa.
Diagnósticos e pesquisa, serviços de valorização e formatação de projeto sob medida para sua empresa.

Loja
3
1
2